Família Socializadora

Para a Cão Inclusão, a Família Socializadora é a alma do projeto. São voluntários fundamentais para que nosso trabalho seja realizado com maior eficiência, pois é a família socializadora que fica responsável pelo primeiro ano de vida do cão, cuidando dele, educando, treinando comandos de obediência e fazendo uma boa socialização dos futuros Cães de Assistência. Claro que todo este processo é supervisionado de perto pela Cão Inclusão.

Lollo, labrador chocolate

Lollo, aos 2 meses e meio

Para que uma família possa se tornar uma Família Socializadora, ela passa por um rígido processo de seleção, no qual são avaliados aspectos como estrutura familiar, espaço físico e pessoas responsáveis pelo treinamento do cão que deverão ter disponibilidade, dedicação e responsabilidade. E uma coisa é certa, a satisfação em ver este cão ajudando uma pessoa com deficiência no futuro é imensa.

Após selecionada a Família Socializadora, chega o tão esperado filhote com dois meses de idade, que permanecerá por um ano com ela. Neste período, o cão aprende coisas como fazer as necessidades sob comando e no lugar certo, a se comportar dentro e fora de casa e a obedecer aos comandos básicos de obediência como o Senta, Fica, Deita e “andar ao lado”. O cão deverá passear diariamente alternando entre shoppings, cafés, bares, restaurantes, parques, entre outros, e terá aulas de adestramento em domicílio uma vez por semana e aulas de adestramento em grupo uma vez por semana. E, claro, receber o amor e carinho que todo cão merece.

Um dos pontos interessantes é que a Família Socializadora torna-se um importante agente de divulgação do projeto e também da empresa patrocinadora, uma vez que o cão deverá passear diariamente por diversos lugares. Com isso, boa parte da comunidade fica conhecendo o projeto e aprende como se comportar na presença desses cães.

É justamente por conta de todo este processo que denominamos a Família Socializadora como a alma do projeto, afinal, ela será responsável pela formação inicial de um Cão de Assistência.

Se você quer se candidatar a Família Socializadora, clique aqui.

Sara Favinha e Lollo

Sara Favinha e Lollo

Conheça os Cães de Assistência

Comentários