Conheça a Cão Inclusão

/Conheça a Cão Inclusão
Conheça a Cão Inclusão 2017-10-03T19:13:11+00:00

Conheça a Cão Inclusão

Na vida é preciso sonhar e mais do que sonhar, é preciso correr atrás para que este sonho se transforme em realidade. É com muito prazer que hoje podemos dizer que nosso sonho se transformou em realidade. Juntamos nosso conhecimento em adestramento de cães, com o espírito de colaboração que eles têm e misturamos com nossa imensa vontade de ajudar o próximo, assim nasceu a Cão Inclusão.

Equipe Cão Inclusão

Equipe: Leonardo Ogata, Victoria Pryor, Marina White e Sara Favinha

A importância que os cães têm na sociedade mundial está cada vez maior e estudos comprovam que eles podem realmente transformar vidas com seu carinho, espírito de equipe e principalmente, com seu amor. O benefício que eles trazem é indescritível. Aproveitamos o instinto natural de colaboração que eles possuem e treinamos para que esta mesma atitude sirva para ajudar uma pessoa com deficiência no seu dia a dia. Estes cães treinados são chamados de Cães de Assistência.

Os Cães de Assistência são divididos basicamente em três grupos: Os Cães-Guia, muito conhecidos no Brasil, que ajudam pessoas com deficiência visual, os Cães-Ouvintes, que auxiliam pessoas com deficiência auditiva e os Cães de Serviço, que auxiliam pessoas com deficiência de mobilidade, entre outras.

Por enquanto, a Cão Inclusão está treinando a categoria de Cães de Serviço para Cadeirantes, ainda pouco conhecida no Brasil, mas muito disseminada nos Estados Unidos e Europa, que é inclusive prescrita por médicos para seus pacientes. Legal, né?

Para se treinar um Cão de Serviço para Cadeirantes o caminho é longo, mas muito prazeroso tanto para nós quanto para os cães, afinal utilizamos técnicas modernas de aprendizado com base no reforço positivo. Ou seja, fazemos com que o cão tenha vontade e prazer em colaborar ainda mais, afinal de contas, estamos lidando com um ser vivo que possui sentimentos e um amor incondicional por nós, não é mesmo?

O tempo de treinamento é de, em média, dois anos e dividido por etapas. A primeira delas acontece antes mesmo do cão nascer, que passa por uma seleção genética criteriosa e depois que nasce, passa por avaliações de aptidão e comportamento durante todo o tempo em que ainda está com sua mãe. Escolhido o filhote, ele vai para a segunda etapa, que é com a Família Socializadora, responsável por socializar e treinar comandos de obediência em seu primeiro ano de vida. Na terceira etapa, o cão vai para a sede da Cão Inclusão e inicia o Treinamento Específico, onde aprende comandos específicos para se tornar um Cão de Serviço para Cadeirante, esta etapa dura em média 6 a 8 meses.

Após todo este processo, o cão vai para a última etapa do treinamento que é a formação da dupla, que dura em média dois meses e é onde o cão passa por treinos ainda mais específicos destinados a rotina da pessoa com deficiência, que aprende a conviver com seu novo parceiro de vida.

Como parte do nosso sonho, este Cão de Serviço para Cadeirante será entregue para a pessoa com deficiência sem custo algum para ela, que também receberá acompanhamento vitalício com visitas trimestrais durante todo o tempo de trabalho do cão que dura em torno de seis a oito anos. O cão sempre será da Cão Inclusão, e por isso nós nos responsabilizamos pelo seu bem-estar e inclusive pela sua aposentadoria saudável.

Lollo aos 4 meses e meio

Lollo aos 4 meses e meio

Para que nosso projeto possa ajudar ainda mais pessoas com deficiência no Brasil, a Cão Inclusão desenvolveu uma forma inovadora para que as empresas possam patrocinar o treinamento desses Cães de Serviço de forma acessível, ajudando pessoas com deficiência e ao mesmo tempo, divulgando suas marcas.

Ajudar o próximo traz uma grande satisfação, mas quando essa ajuda tem quatro patas, pêlos e um amor incondicional, esse sentimento é indescritível.

 “ Não devemos contentar-nos em falar do amor para com o próximo, mas praticá-lo.”

Albert Schweitzer

Comentários